sábado, 5 de abril de 2014

XII Encontro de Jovens Investigadores em Paleontologia - Registo Fóssil Português


Mais um Encontro de Jovens Investigadores em Paleontologia (EJIP) está à porta! A realizar-se nos dias 9 a 12 de Abril. Este ano o EJIP tem lugar em Boltaña (Huesca, Espanha). Para quem não conhece, este congresso está direccionado para jovens investigadores em paleontologia e na maioria de nacionalidade espanhola e portuguesa, que apresentam os seus primeiros trabalhos científicos em paleontologia. É importante referir ainda, que este congresso já passou por terras lusitânicas no ano de 2009, no conselho de Torres Vedras. Organizado pela Sociedade de História Natural, teve como tema principal os dinossáurios da Bacia Lusitânica. Para os interessados deixamos o link com as comunicações apresentadas durante esse congresso: http://issuu.com/godzillin/docs/paleolusitana_final_n01


Este ano, a representação do registo fóssil português tem um cheirinho a Paleozoico, com duas comunicações sobre o tema. Uma das comunicações é relativa aos quitinozoos do Ordovícico de Valongo e Moncorvo, levado a cabo por investigadores da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), Susana Parra, Nuno Vaz & Artur Sá. Em seguida é apresentado um estudo sobre o registo de trilobites na região mediterrânica, estudo liderado por Sofia Pereira (Universidade de Lisboa), Artur Sá (UTAD) e Carlos Marques da Silva (Universidade de Lisboa).

Susana Parra, Nuno Vaz & Artur Sá. Primera aparición de quitinozoos en las 
sucesiones ordovícicas de las regiones de Valongo y Moncorvo (zona 
Centroibérica, Norte de Portugal). 

Sofia Pereira, Artur Sá & Carlos Marques da Silva. El registro más antiguo de 
un trilobite brachymetópido en la región Mediterránea

Por fim, é também apresentada uma comunicação sobre níveis excepcionais de bivalves em Segóvia (Espanha), estudo que conta com a contribuição do investigador da Universidade de Coimbra, Pedro Callapez. 

Pablo Font, Pedro M. Callapez & Javier Gil Gil. Primeros datos paleontológicos de un 
nivel excepcional de bivalvos del Cretácico de Sepúlveda (Segovia)

2 comentários:

  1. Um dia cobro-te um mantecado por cada vírgula a mais (a Inês Pereira ganhava "à dobra" em campo, tu ganhas "à vírgula"). Depois parece que além do ataque ao teu sotaque português o castellano assassino também já fez das suas na escrita...quitinozoos? :) Depois algo que é "liderado" então além das pessoas referidas nessa "liderança" tem de haver outras...senão não se pode usar "liderado". Vá, eu gosto de ti, mas como achei piada ao "Atenção: não segue o novo acordo ortográfico" estava aqui a pensar que nem o novo nem o antigo :) Eu sou horrível, bem sei. Espero que esteja tudo em ordem em Inglaterra e que encontres algo espetacular no Museu, faças um brilharete e depois esfregues no júri do Synthesys :) e atenção, vê lá se não encontras 1/3 de vértebra e concluis que é o dinossauro que corria mais rápido e com sistema nervoso mais desenvolvido, e com cores mais garridas e mais pestanudo e o "mais qualquer coisa" (que dê boa manchete) de sempre.

    ResponderEliminar
  2. ah, e faltou-te um resumo em que a Vanda é co-autora

    ResponderEliminar