segunda-feira, 28 de abril de 2014

Ciclo de Palestras sobre dinossáurios na Escola Dr. Afonso Rodrigues Pereira (Lourinhã), 29 de Abril

Ilustração de Ivan Gromicho

A Lourinhã é um dos concelhos mais ricos em fósseis de dinossáurios e conhecido por algumas das espécies estabelecidas em Portugal, como é  caso de Lusotitan atalaiensis ou Dinheirosaurus lourinhanensis.


No próximo dia 29 de Abril, a Escola Básica Dr. Afonso Rodrigues Pereira (Lourinhã) organizará um conjunto de palestras sobre o registo de dinossáurios de Portugal e do Níger (Africa) das 10:00 às 16:05 na sala 25. Este evento de palestras científicas surge no âmbito da comemoração do "Dia Mundial do Planeta Terra". Estas palestras contarão com vários investigadores portugueses especialistas na matéria e pertencentes á Sociedade de História Natural de Torres Vedras, ao Museu Nacional de História Natural e da Ciência (Lisboa) e à Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Aqui deixamos uma lista das conferências a realizar, com um pequeno cv dos investigadores em causa:

Vanda Faria do Santos (MNHNC) na Pedreira do Avelino (Sesimbra), Foto: Luís Rodrigues

  • "Icnologia - uma ciência interpretativa aplicada à Paleontologia" por Vanda Faria dos Santos, investigadora do Museu Nacional de História Natural e da Ciência e especializada em pegadas de dinossáurios, em particular no registo do Jurássico português. Foi uma das responsáveis pelos estudos levados a cabo nos trilhos preservados na Pedreira do Galinha, em pleno Maciço Calcário Estremenho.

Elisabete Malafaia (FCUL/SHN) no Estados Unidos da América

  • "Dinossáurios do Jurássico Superior português - um importante registo" por Elisabete Malafaia e Bruno Camilo Silva. Elisabete Malafaia é investigadora da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e da Sociedade de História Natural de Torres Vedras e é especializada em dinossáurios terópodes, com especial enfoque no registo de allosauróides do Jurássico Superior Português. Bruno Silva é o presente director do Laboratório de Paleontologia e Paleoecologia da Sociedade de História Natural de Torres Vedras, entidade que tem realizado diversos trabalhos no registo fóssil de vertebrados do Mesozóico Português.

Bruno Silva explicando a geologia da região Oeste.

  • "Objectivo Níger - um projecto científico/humanitário" por Pedro Dantas, paleontólogo português da Sociedade de História Natural de Torres Vedras e especialista em dinossáurios, é responsável pelo estabelecimento de alguns táxones em Portugal, como é o caso do dinossáurio saurópode Lourinhasaurus. Apesar de ter participado em diversas escavações em Portugal (e.g. Lourinhã, Pombal, Torres Vedras), Espanha e Estados Unidos da América (Utah), nesta palestra este investigador irá falar um pouco da sua experiência nas campanhas paleontológicas levadas a cabo no Níger (Africa) na qual participaram investigadores portugueses, e na qual foi descoberto o saurópode Spinophorosaurus

Pedro Dantas (SHN) na excavação de Dinheirosaurus (Porto Dinheiro, Lourinhã)

Sem comentários:

Enviar um comentário