quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Hylaeochelys kappa, nova tartaruga do Jurássico Superior de Mafra (Portugal)


Depois de Selenemys lusitanica, encontrada no conselho de Torres Vedras, o Jurássico Superior da região Oeste volta a proporcionar uma nova espécie de tartaruga fóssil, fazendo desta região um autêntico "ninho" de tartarugas fósseis. 

Adán Pérez-García (Universidad Complutense de Madrid) e Francisco Ortega (Grupo da Biología Evolutiva da Universidad Nacional de Educación a Distancia), ambos investigadores da instituição portuguesa Sociedade de História Natural (SHN), sediada em Torres Vedras, descrevem uma nova espécie  de tartaruga com base numa carapaça significativamente completa encontrada no Barril, em Mafra. 

Esquema da carapaça de Hylaeochelys kappa.

A descrição deste exemplar e a sua posterior comparação com o registo europeu de tartarugas fósseis, permitiu concluir que esta tartaruga corresponde a um novo membro basal de Eucryptodira, mas fora do grupo Plesiochelyidae, grupo de tartarugas relativamente abundante no Jurássico Superior da Península Ibérica. Com este exemplar é estabelecida uma nova espécie dentro do género Hylaeochelys, apelidada de Hylaeochelys kappa. Esta nova espécie do género Hylaeochelys, encontrada nos sedimentos do Jurássico Superior do Barril (Mafra), é a primeira e mais antiga ocorrência de este género a nível mundial. Para além da espécie portuguesa, existe uma outra espécie de Hylaeochelys, Hylaeochelys belli, pertencente ao Cretácico Inferior Britânico.

-------
Referência

Sem comentários:

Enviar um comentário