terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Acheroraptor temertyorum, novo dromaeosaurídeo do Cretácico Superior dos Estados Unidos da América


Foi recentemente publicado na revista alemã Naturwissenschaften, um novo dinossáurio terópode, Acheroraptor temertyorum. Este novo achado, com a assinatura de David Evans, Derek Larson e Philip Currie, é proveniente dos sedimentos do Maastrichtiano superior da Formação Hell Creck (EUA). 

Um fragmento do maxilar direito e um dentário vêem fornecer assim importantes dados sobre este grupo de dinossáurios terópodes no Cretácico Superior Norte-americano. O maxilar direito de Acheroraptor temertyorum possui características morfológicas que ajudam a concluir que este dinossáurio terópode pertence ao grupo Dromaeosauridae, correspondendo a uma forma mais aparentada com os dromaeosaurídeos asiáticos, como Tsaagan e Velociraptor, do que com os dromaeosaurídeos Norte-americanos, sugerindo uma possível dispersão faunística entre a Ásia e Norte-América durante o Cretácico terminal. Esta nova descoberta permitiu estudar pela primeira vez as relações filogenéticas (de parentesco) dos dromaeosaurídeos do continente Norte-americano com o registo presente noutros continentes, como a Ásia. 

maxilar e dentário de Acheroraptor temertyorum

Contudo, futuros trabalhos serão necessários para clarificar as relações de parentesco de Acheroraptor temertyorum com o registo de Dromaeosauridae existente, e em consequência os cenários paleobiogeográficos propostos.


--------------
Referências:

Sem comentários:

Enviar um comentário