Foi recentemente publicado na revista alemã Naturwissenschaften, um novo dinossáurio terópode, Acheroraptor temertyorum. Este novo achado, com a assinatura de David Evans, Derek Larson e Philip Currie, é proveniente dos sedimentos do Maastrichtiano superior da Formação Hell Creck (EUA).
Um fragmento do maxilar direito e um dentário vêem fornecer assim importantes dados sobre este grupo de dinossáurios terópodes no Cretácico Superior Norte-americano.
O maxilar direito de Acheroraptor temertyorum possui características morfológicas que ajudam a concluir que este dinossáurio terópode pertence ao grupo Dromaeosauridae, correspondendo a uma forma mais aparentada com os dromaeosaurídeos asiáticos, como Tsaagan e Velociraptor, do que com os dromaeosaurídeos Norte-americanos, sugerindo uma possível dispersão faunística entre a Ásia e Norte-América durante o Cretácico terminal. Esta nova descoberta permitiu estudar pela primeira vez as relações filogenéticas (de parentesco) dos dromaeosaurídeos do continente Norte-americano com o registo presente noutros continentes, como a Ásia.
Contudo, futuros trabalhos serão necessários para clarificar as relações de parentesco de Acheroraptor temertyorum com o registo de Dromaeosauridae existente, e em consequência os cenários paleobiogeográficos propostos.
--------------
Referências:
Sem comentários:
Enviar um comentário