segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Dicinodontes do Pérmico Superior de Moçambique


Investigadores portugueses publicam recentemente na prestígiada revista PlosONE nova informação sobre os dicinodontes do Pérmico Superior de Moçambique (África). Rui Castanhinha (Instituto Gulbenkian, Portugal), Ricardo Araújo (Southern Methodist University, Texas) e colaboradores expõem neste estudo diversos aspectos paleobiológicos e taxonómicos deste grupo em território Moçambicano. Dicynodontia é um grupo extinto de sinápsidos (Synapsida) primitivos. Os sinápsidos foram um grupo particularmente diversificado, mas hoje apenas restam os mamíferos como representantes.

Os autores aproveitaram ainda para descrever e estabelecer um novo taxón, Niassodon mfumukasi, membro do grupo Kingoriidae. Ao longo de este trabalho podemos encontrar uma série de imagens em CT scan, tomografia e reconstruções 3D, que permitiram efectuar uma descrição detalhada da anatomia cranial bem como da neuroanatomia de este novo táxon.

Filogenia de Niassodon mfumukasi

O SRµCT scan (Synchrotron Radiation Based Micro-Computed Tomography) efectuado a determinados elementos apendiculares permite identificar a presença de centros secundários de ossificação, tornando-se  assim na evidência fóssil mais antiga de este tipo de característica.

 --------
Referências:

Sem comentários:

Enviar um comentário