Investigadores portugueses publicam recentemente na prestígiada revista PlosONE nova informação sobre os dicinodontes do Pérmico Superior de Moçambique (África). Rui Castanhinha (Instituto Gulbenkian, Portugal), Ricardo Araújo (Southern Methodist University, Texas) e colaboradores expõem neste estudo diversos aspectos paleobiológicos e taxonómicos deste grupo em território Moçambicano. Dicynodontia é um grupo extinto de sinápsidos (Synapsida) primitivos. Os sinápsidos foram um grupo particularmente diversificado, mas hoje apenas restam os mamíferos como representantes.
Os autores aproveitaram ainda para descrever e estabelecer um novo taxón, Niassodon mfumukasi, membro do grupo Kingoriidae. Ao longo de este trabalho podemos encontrar uma série de imagens em CT scan, tomografia e reconstruções 3D, que permitiram efectuar uma descrição detalhada da anatomia cranial bem como da neuroanatomia de este novo táxon.
O SRµCT scan (Synchrotron Radiation Based Micro-Computed Tomography) efectuado a determinados elementos apendiculares permite identificar a presença de centros secundários de ossificação, tornando-se assim na evidência fóssil mais antiga de este tipo de característica.
--------
Referências:
Filogenia de Niassodon mfumukasi
--------
Referências:
Sem comentários:
Enviar um comentário