domingo, 11 de maio de 2014

Zby atlanticus, novo dinossáurio saurópode do Jurássico Superior de Portugal em plena Região Oeste


Ao largo desta semana saíram duas importantes publicações em dinossáurios, uma em dinossáurios saurópodes e outro em dinossáurios terópodes. Hoje dedicamos a nossa notícia à nova espécie e género de saurópode do Jurássico Superior Português, Zby atlanticus.

Zby atlanticus, encontrado em Vale de Pombas (junto do limite entre os concelhos da Lourinhã e Peniche), corresponde a um membro do grupo Turiasauria, um grupo de saurópodes mais primitivos que os tão conhecidos Camarasaurus, Diplodocus ou Brachiosaurus. Neste estudo conduzido pelo investigador Octávio Mateus (Universidade Nova de Lisboa/Museu da Lourinhã) em colaboração com investigadores do College of London (UK) e do Imperial College (UK), apelidam este novo saurópode de Zby, nome dedicado ao geólogo Georges Zbyszweski, um dos paleontólogos mais importantes para a paleontologia de dinossáurios (e não só) em Portugal.  O exemplar em causa corresponde a uma pata anterior (cujo uma réplica está entrada do Museu da Lourinhã), uma escápula e coracóides, um chevron e uma vértebra cervical incompleta. Neste exemplar foram encontradas quatro características exclusivas, sugerindo que este exemplar poderá ser único no registo de saurópodes do Jurássico Superior.

Contudo os autores alertam para as fortes semelhanças com Turiasaurus riodivensis encontrado em Espanha, em sedimentos de idades aproximadas aos sedimentos aflorantes em Vale de Pombas. 

-------

1 comentário:

  1. Vá, admite! Admite que foste confirmar no google quais as consoantes e a sua ordem para escrever Zbyzewski :)

    ResponderEliminar