sexta-feira, 2 de maio de 2014

Ciclo de Palestras sobre dinossáurios na Escola Dr. Afonso Rodrigues Pereira (Lourinhã), 29 de Abril. Parte II

Os paleontólogos Pedro Dantas (SHN) e Vanda Faria dos Santos (MNHNC)

Ontem tivemos oportunidade de estar presentes num ciclo de  palestras realizadas no âmbito do dia da Terra pela Escola Dr. Afonso Rodrigues Pereira na vila da Lourinhã. Como foi referido anteriormente, estas palestras tiveram como tema principal os dinossáurios, facto que nos levou direitinhos as este concelho conhecido pelos seu abundante registo fóssil.

O paleontólogo Pedro Dantas (SHN) falando de Spinophorosaurus

Uma das palestras, intitulada de "Objectivo Níger - um projecto científico/humanitário", foi levada a cabo pelo paleontólogo Pedro Dantas da Sociedade de História Natural de Torres Vedras. Nesta palestra uma série expedições paleontológicas que tiveram lugar no Níger retiveram as nossas atenções. O investigador Pedro Dantas explicou-nos de forma breve os objectivos de todo este projecto paleontológico (designado PALDES, "Paleontologia e Desenvolvimento"), projecto no qual o Museu Nacional de História Natural e da Ciência em Lisboa participou, e na qual foi encontrado o saurópode Spinophorosaurus.

Bruno Camilo Silva (SHN) explicando o funcionamente de uma excavação paleontológica

Posteriormente, Bruno Camilo Silva (Sociedade de História Natural) e Elisabete Malafaia (Faculdade de Ciência da Universidade de Lisboa/Sociedade de História Natural) falaram-nos um pouco sobre as faunas de vertebrados do Jurássico Superior da Bacia Lusitânica. Nestas palestras houve um especial enfoque nos dinossáurios portugueses, especialmente abundantes em concelhos como Torres Vedras, Lourinhã e Peniche, incluíndo as mais recentes novidades em Portugal sobre este grupo de animais pretéritos.

Elisabete Malafaia (CeGUL/SHN) repassando a história da paleontologia portuguesa

Por fim, Vanda Faria dos Santos (Museu Nacional de História Natural e da Ciência) com ampla experiência em pegadas de dinossáurios, fez-nos uma breve síntese do registo de pegadas em Portugal, da Bacia Lusitânica à Bacia do Algarve, referindo importante jazidas como a Pedreira do Galinha, Cabo Espichel ou Pedreira do Avelino.


Sem comentários:

Enviar um comentário