domingo, 23 de fevereiro de 2014

Doutoramento em Diplodocídeos Norte-americanos do Jurássico Superior na Universidade Nova de Lisboa


Na passada semana foi defendida na Universidade Nova de Lisboa a Tese de Doutoramento do suíço Emanuel Tschopp que versa os saurópodes diplodocídeos do Jurássico Superior da Formação Morrison (Estados Unidos da América). Esta tese teve como objetivo abordar a história evolutiva dos diplodocídeos com especial enfoque no registo proveniente da jazida Howe Quarry localizada no estado de Wyoming. Segundo esta tese, os três espécimenes estudados de Howe Quarry poderão representar três novas espécies. Neste trabalho o autor propõe uma autêntica revolução taxonómica no grupo em questão com o estabelecimento de novos géneros assim como a recuperação de entidades taxonómicas descontinuadas posteriormente, como é o caso do género Brontosaurus

Esta tese contou como membros de tribunal o especialista em rebaquissaurídeos Fidel Fernández-Baldor (Museu de Dinosaurios, Burgos), o especialista em saurópodes Paul Upchurch (University College of London), Louis Jacobs (Southern Methodist University) e Maria Paula Diogo, João Pais, Rogério Rocha e Octávio Mateus da Universidade Nova de Lisboa. 

Emanuel Tschopp foi autor de um recente trabalho no qual estabeleceu um novo género e espécie de diplodocídeo, Kaatedocus siberi, proveniente da Morrison Formation.

Fonte: http://lusodinos.blogspot.com.es/

Sem comentários:

Enviar um comentário