sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Jovens paleontólogos no IV Congresso Jovens Investigadores em Geociências, Estremoz


Nos passados dias 11 e 12 de Outubro, decorreu mais uma edição do Congresso Jovens Investigadores em Geociências, desta vez a quarta. Como tem sido habitual, a paleontologia marcou presença neste congresso de jovens investigadores. Mais ainda, devido ao aumento no número de participantes, a paleontologia conseguiu encher uma só sessão, e cheia de novos jovens investigadores em paleontologia. Nesta sessão de paleontologia estiveram representadas várias instituições como a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, a Sociedade de História Natural de Torres Vedras, a Universidad Complutense de Madrid, o Grupo de Biología Evolutiva UNED e a Universidad Autónoma de Madrid. 


Fila superior: Ana Jacinto (FCUL/UCM), Sofia Pereira (FCUL), Inês Andrade (FCUL), Vanessa Pais (FCUL), Cristiana Esteves (FCUL/SHN), Inês Pereira (UE/CCVE), Fila inferior: Pedro Mocho (SHN/UNED/UAM), Elisabete Malafaia (UCM). Foto de Cristiana Esteves

A conferência de encerramento do encontro esteve a cargo de mais um paleontólogo, desta vez, o prestigiado investigador espanhol Juan Carlos Gutiérrez-Marco da Universidade Complutense de Madrid, que nos levou numa interessante e longo viagem às margens do continente Gondwana a partir do registo fóssil existente.

Juan Carlos Gutiérrez-Marco (UCM) falando sobre a geologia e paleontologia de Gondwana
-------
Referências:

domingo, 19 de outubro de 2014

Primeiro fitossáurio do Triássico da Bacia do Algarve

restos mandibulares do fitossáurio encontrado na Penina (Algarve)

Foi publicado recentemente na revista Journal of Vertebrate Paleontology uma pequena comunicação que descreve material cranial, uma mandíbula, de um fitossáurio provenientes dos sedimentos triássicos dos "Grés de Silves". Este achado teve lugar na Bacia do Algarve, mais precisamente, junto da localidade de Penina. Neste estudo liderado por Octávio Mateus (Universidade Nova de Lisboa), os autores descrevem restos fósseis de uma mandúbila e alguns dentes que são relacionados a Phytosauria, grupo de archossáurios semi-aquáticos. 

----------
Referências