terça-feira, 30 de setembro de 2014

Paleontólogo português notícia na Finlândia.


O investigador Octávio Mateus da Universidade Nova de Lisboa é notícia na Finlândia na HSTV. Neste vídeo, Octávio Mateus explica um pouco sobre como é prospectar nos sedimentos do Jurássico Superior da Lourinhã. Em particular, na Praia de Porto das Barcas, o paleontólogo tem a oportunidade de extrair uma pegada de dinossáurio na Praia de Porto das Barcas. 

Para ver a notícia mais vídeo: http://www.hs.fi/matka/a1410499564389

sábado, 20 de setembro de 2014

Eousdryosaurus nanohallucis, um pequeno entre gigantes. Novo dinossáurio do Jurássico Superior Português

Reconstituição em vida de Eousdryosaurus nanohallucis

Os últimos meses têm sido relativamente produtivos no que diz respeito aos vertebrados mesozoicos portugueses. Desde do estabelecimento de duas novas espécies (Zby atlanticus e Torvosaurus gurneyi), nova informação sobre o registo de Ceratosaurus em Portugal, a revisão sistemática de Lourinhasaurus alenquerensis e diversos estudos preliminares sobre várias ocorrências de ovos, chega a hora de publicar mais um novo género e espécie para a ciência.

Pé de Eousdryosaurus nanohallucis

Eousdryosaurus nanohallucis é o um pequeno dinossáurio ornitópode de pequeno tamanho e herbívoro, que corresponde ao primeiro driossaurídeo a ser definido no Jurássico Superior de Portugal e da Península Ibérica. Este achado foi encontrado nas arribas da praia de Porto das Barcas (Lourinhã) por um carpinteiro, José Joaquim dos Santos, no ano de 1999. O espécimen encontra-se depositado na colecção paleontológica da Sociedade de História Natural de Torres Vedras. Este espécimen é constituído pela parte anterior da cauda (as primeiras vertebras caudais) e elementos da cintura pélvica e das patas anteriores, destacando-se a presença de um pé quase completo.

Árvore filogenética de Eousdryosaurus nanohallucis

Este estudo foi liderado por Fernando Escaso do Grupo de Biología Evolutiva da Universidad Nacional de Educación à Distancia (UNED) e da Sociedade de História Natural, numa equipe que contou com a colaboração de investigadores de diversas instituições portuguesas e espanholas como é o caso da Universidad Autónoma de Madrid, Museu Nacional de História Natural e da Ciência (Lisboa), Centro de Geologia da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Esta equipe internacional tem dedicado conjuntamente e nas últimas décadas ao estudo das faunas de vertebrados, em particular dinossáurios, do Jurássico Superior português.

-------

Referencias: 

sábado, 13 de setembro de 2014

Congresso Jovens Investigadores em Geociências - Resumos até dia 19 de Setembro!


Para quem não está a par, ainda poderás entregar o teu resumo para o IV Congresso Jovens Investigadores em Geociências até o dia 19 de Outubro. Este congresso realiza-se mais uma vez no Centro de Ciência Viva de Estremoz, de 11 e 14 de Outubro.


Este congresso conta ainda com as conferências dos seguintes oradores convidados: Doutor Ícaro da Silva; Prof. Doutor José de Almeida (FCT-UNL); Prof. Doutor António Martins (ECT-UÉ); Prof. Doutor Luis Menezes Pinheiro (UA, LGGM); Prof. Doutor Juan Carlos Gutiérrez-Marco (UCM).

A excursão de campo será realizada ao Geoparque de Arouca, nos dias 13 e 14 de Outubro.